quarta-feira, 24 de março de 2010
São Paulo e Salvador entre as maiores cidades digitais da America Latina.
A capital paulista ganhou com base em parâmetros como serviços públicos prestados via internet, políticas de inclusão digital e uso intensivo de tele-medicina e tele-segurança. Contaram pontos, por exemplo, idéias como a nota fiscal eletrônica e a implantação de tele-centros e cursos de alfabetização digital. Os pesquisadores divulgaram apenas as 25 melhores e nesta lista aparece somente outra cidade brasileira: Salvador, em 12° lugar.
Apesar de ter a campeã, O Brasil ficou muito atrás em relação à representatividade. O País teve apenas dois entre 25 municípios, enquanto o México teve sete, e o Chile seis. Entretanto, é curioso saber que Salvador ocupa teoricamente a segunda posição no ranking nacional de cidades digitais. Entre os méritos da capital baiana destacam-se alguns pontos, como: o fato de 90% das secretarias municipais estarem conectadas a uma mesma rede e 100% delas dividem aplicações; o site do município que permite obter o status de solicitações e candidatar-se a concursos públicos, entre outros. Salvador também avança na cobertura de redes sem fio gratuitas.Vale lembrar que estes dados foram coletados ao longo do ano passado. Resta esperar por novas pesquisas e avanços.
domingo, 21 de março de 2010
“Jampa Digital”: Wi-fi grátis em João Pessoa
A primeira etapa, que abrange a orla marítima, tem a pretensão de cobrir 35% da cidade com mais de cem pontos digitais. O serviço, vale lembrar, alcança uma distancia de até 800 metros de cada ponto. A prefeitura diz que cada link suporta 400 pessoas conectadas simultaneamente, mas não informa a velocidade da conexão. O planejamento é que, até dezembro, 85% do território da cidade já estejam incluídos no projeto. Para isso, O Ministério de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura já investiram cerca de R$ 27 milhões.
Mesmo que não seja possível baixar vídeos no youtube, a iniciativa possibilita o acesso a sites de noticia e redes sociais, o que pode ajudar no acesso à informação, além de fomentar discussões entre os cidadãos acerca dos problemas da cidade e corroborar para uma maior interação e participação social. Mas atenção! Eu disse, pode promover a participação, o que não significa que vai promovê-la. Disponibilizar a internet não implica, necessariamente, numa maior interação dos cidadãos na esfera de decisão política. Mesmo com essa possibilidade ao seu alcance, o usuário ainda prefere utilizar a banda larga para outras atividades. Deve haver algo que motive o cidadão a participar das questões políticas e interagir, de fato, com o executivo municipal, aí já são outros 500..... Mas já é um bom começo.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Notícias interessantes
quarta-feira, 17 de março de 2010
Educação e Tecnologia
Dando uma olhada na revista Info (Edição de janeiro de 2010), achei uma matéria interessante sobre a utilização da tecnologia na educação dos jovens, que de acordo com a própria matéria " é um dos investimentos mais inteligentes que o país pode fazer hoje". A revista cita o Exemplo de Portugal, país que virou referência nesse assunto e conta que, em 2005, sua economia estava fragilizada e sua educação registrava os índices mais baixos de toda a Europa Ocidental. Até que Portugal decidiu investir pesado em um choque tecnológico. Isso significava, entre outras coisas, assegurar que todos os trabalhadores saberiam lidar com um computador e usar a internet.
Para isso o governo começou pelas escolas, que até o momento contava com apenas um PC para cinco crianças. O objetivo do projeto era fazer com que todas as unidades de ensino tivesse um computador para cada dois estudantes até 2010. Hoje, cerca de nove a cada dez alunos do primeiro ao quarto ano têm notebooks em suas mesas, e o impacto na sala de aula foi tremendo.
É fato que para esse novo modelo ser implantado aqui no Brasil precisamos resolver dois grandes problemas. O primeiro é a formação de novos professores e o segundo é a capacitação dos professores que já estão em sala de aula, porém, acredito que essa iniciativa do governo de Portugal é um bom exemplo a ser seguido.
A matéria completa pode ser encontrada através do site: www.info.abril.com.br