Segundo os resultados de um estudo feito ao longo do ano passado sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação na America Latina, São Paulo é a primeira colocada. O levantamento promovido pela empresa Motorola listou as 150 cidades onde os recursos digitais são mais usados.
A capital paulista ganhou com base em parâmetros como serviços públicos prestados via internet, políticas de inclusão digital e uso intensivo de tele-medicina e tele-segurança. Contaram pontos, por exemplo, idéias como a nota fiscal eletrônica e a implantação de tele-centros e cursos de alfabetização digital. Os pesquisadores divulgaram apenas as 25 melhores e nesta lista aparece somente outra cidade brasileira: Salvador, em 12° lugar.
Apesar de ter a campeã, O Brasil ficou muito atrás em relação à representatividade. O País teve apenas dois entre 25 municípios, enquanto o México teve sete, e o Chile seis. Entretanto, é curioso saber que Salvador ocupa teoricamente a segunda posição no ranking nacional de cidades digitais. Entre os méritos da capital baiana destacam-se alguns pontos, como: o fato de 90% das secretarias municipais estarem conectadas a uma mesma rede e 100% delas dividem aplicações; o site do município que permite obter o status de solicitações e candidatar-se a concursos públicos, entre outros. Salvador também avança na cobertura de redes sem fio gratuitas.Vale lembrar que estes dados foram coletados ao longo do ano passado. Resta esperar por novas pesquisas e avanços.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ola, tudo bom?!
ResponderExcluirTrabalho no projeto Cidade Comunicadora, do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital em parceria com a Fundação Ford. Estamos mapeando as diferentes iniciativas de cidades digitais no Brasil e no exterior e essa pesquisa muito me interessa. Será que você poderia me passar a fonte ou o link onde encontro a mesma?
Meu email: thiago@culturadigital. org. br
Obrigado!