O projeto “Jampa Digital”, lançado oficialmente na última sexta-feira (19), pretende oferecer internet de banda larga gratuitamente para toda população de João Pessoa. O projeto, pioneiro no país, é fruto de uma parceria entre a prefeitura de João Pessoa e o Ministério de Ciência e Tecnologia.
A primeira etapa, que abrange a orla marítima, tem a pretensão de cobrir 35% da cidade com mais de cem pontos digitais. O serviço, vale lembrar, alcança uma distancia de até 800 metros de cada ponto. A prefeitura diz que cada link suporta 400 pessoas conectadas simultaneamente, mas não informa a velocidade da conexão. O planejamento é que, até dezembro, 85% do território da cidade já estejam incluídos no projeto. Para isso, O Ministério de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura já investiram cerca de R$ 27 milhões.
Mesmo que não seja possível baixar vídeos no youtube, a iniciativa possibilita o acesso a sites de noticia e redes sociais, o que pode ajudar no acesso à informação, além de fomentar discussões entre os cidadãos acerca dos problemas da cidade e corroborar para uma maior interação e participação social. Mas atenção! Eu disse, pode promover a participação, o que não significa que vai promovê-la. Disponibilizar a internet não implica, necessariamente, numa maior interação dos cidadãos na esfera de decisão política. Mesmo com essa possibilidade ao seu alcance, o usuário ainda prefere utilizar a banda larga para outras atividades. Deve haver algo que motive o cidadão a participar das questões políticas e interagir, de fato, com o executivo municipal, aí já são outros 500..... Mas já é um bom começo.
domingo, 21 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário