Dando uma olhada na revista Info (Edição de janeiro de 2010), achei uma matéria interessante sobre a utilização da tecnologia na educação dos jovens, que de acordo com a própria matéria " é um dos investimentos mais inteligentes que o país pode fazer hoje". A revista cita o Exemplo de Portugal, país que virou referência nesse assunto e conta que, em 2005, sua economia estava fragilizada e sua educação registrava os índices mais baixos de toda a Europa Ocidental. Até que Portugal decidiu investir pesado em um choque tecnológico. Isso significava, entre outras coisas, assegurar que todos os trabalhadores saberiam lidar com um computador e usar a internet.
Para isso o governo começou pelas escolas, que até o momento contava com apenas um PC para cinco crianças. O objetivo do projeto era fazer com que todas as unidades de ensino tivesse um computador para cada dois estudantes até 2010. Hoje, cerca de nove a cada dez alunos do primeiro ao quarto ano têm notebooks em suas mesas, e o impacto na sala de aula foi tremendo.
É fato que para esse novo modelo ser implantado aqui no Brasil precisamos resolver dois grandes problemas. O primeiro é a formação de novos professores e o segundo é a capacitação dos professores que já estão em sala de aula, porém, acredito que essa iniciativa do governo de Portugal é um bom exemplo a ser seguido.
A matéria completa pode ser encontrada através do site: www.info.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário