Piraí, no estado do Rio de Janeiro, foi uma das primeiras cidades do Brasil a oferecer nas escolas municipais um computador por aluno e a implementar o acesso gratuito à internet em locais públicos, por esse motivo ganhou o apelido de "Cidade Digital", pórem o munícipio ainda não conseguiu sanar a falta de acesso via banda larga, principalmente nas residências, e enfrenta problemas comuns a boa parte das cidades do interior do País.
Uma recente pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) coloca a cidade entre as nove consideradas "desconectadas" do estado do Rio de Janeiro. Uma das razões, de acordo com o instituto, é a baixa oferta de web banda larga para usuários residenciais.
Outro problema detectado foi a dificuldade de acesso nas vias públicas. O projeto Piraí Digital, oferece para a população de 26 mil habitantes, quatro tele centros, oito quiosques e sete computadores espalhados por locais públicos, mas seus funcionamentos se restrigem aos dias de semana, entre 8h e 17h. Isso quando os usuários não encontram os quiosques fechados em horários em que deveriam estar abertos, ou equipamentos quebrados.
De acordo com a Secretaria de Planejamento do Município, o projeto foi desenvolvido para que pudesse disponibilizar internet a toda população. Ainda de acordo com a secretaria, a Anatel foi procurada para conceder a licença de comercialização da internet a um baixo custo, o que daria sustentabilidade ao projeto, porém a regulamentação não permite e os custos ficaram inviáveis ao município.
Segunda dados da secretaria são gastos mensalmente R$ 75 mil para a manutenção dos equipamentos dos quiosques e tele centros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário